Sol e Chuva

Thursday, October 26, 2006

Dos quartos e Das penúmbras

Dos quartos e Das penúmbras olho languidamente;
Estática, vazia. Onde teus cílios já não mais me perfuram.
Mesmo quando o trem apita à meia-noite
ou o relógio badala o meio-dia;

-Meio-dia
-Meio-dia
-Meio-dia
-Meio-dia
-Meio-dia

Dos quartos e Das penúmbras,
encostada à parede,
trago a ausencia dos dias,
a ausencia de mim;
dos meus dias.

(Só no cair da
entre-tarde-entre-noite
é que consigo juntar tuas bocas,
olhos e narizes, recortados e
espalhados pelo chão e teto.)

Dos quartos e Das penúmbras,
onde olho tuas fotografias que
descansam & dormem (cansadas)
pelo meu piso
de azulejos
brancos.


Jamile Fernandes Paiva

11 Comments:

  • At 6:29 AM, Blogger Alan Santiago said…

    ótima junção de imagens e recursos gráficos que conduzem o leitor por essas penumbras e esses quartos que, sabe Deus, onde se localizam na nossa alma. preciso citar: "Dos quartos e Das penúmbras,/encostada à parede,/trago a ausencia dos dias,/a ausencia de mim;/dos meus dias." como uma passagem muito forte do poema. posso acreditar que seja um texto, invariavelmente, fragmentado por imagens - como o próprio título tenta quebrar e dividir. estou certo? muito bom, renanzinho!

     
  • At 10:22 PM, Blogger Marília Passos said…

    a jamille se responde ;D e eu n estou bêbada xp eu apenas fui pra calourada e vi voceee! =D
    um beijo, menino ^^

     
  • At 10:23 PM, Blogger Marília Passos said…

    é jamile com um L, i know =x mas acho melhor ir dormir agora =}
    ta bem, tu? =*

     
  • At 10:23 PM, Blogger Thalita Castello Branco Fontenele said…

    Mas que
    bonitinho.

     
  • At 10:24 PM, Blogger Thalita Castello Branco Fontenele said…

    Opa, faltou
    um risinho.
    =)

     
  • At 7:09 AM, Blogger bruno reis said…

    quarto, penumbra, meio-dia, entre-tarde-entrenoite, o texto todo tem a idéia de meio tom, de algo como que no meio, entre uma coisa e outra. mas não exatamente como um meio, caminho entre coisa e outra, mas estaticidade, como que se o eu-lírico estivesse preso entre um acontecido e um não-acontecimento; ou seja, estivesse ainda absorvendo e sofrendo consequências de algo, mas consequências que ainda não se materializavam em fatos, pelo menos não a partir do próprio eu-lírico.

    gostei bastante :)

     
  • At 9:48 AM, Anonymous Anonymous said…

    nunca tinha vindo por aki!
    =*
    te amo.

     
  • At 6:28 AM, Anonymous Anonymous said…

    QUERIDO FILHO!!!
    Neste Natal,
    Pedi pra ter meus amigos
    bem pertinho de mim.
    O Amigo pode ser real, virtual,
    próximo, distante, parente ou não.
    Amigo é aquele
    que ocupa um espaço especial em nosso coração!
    Como você!
    FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO COM MUITA SAUDE E PAZ...BJS
    ───────────────────────────────────────
    ─────█████─█████─██────██─█████────────
    ─────█████─█████─██────██─█████────────
    ─────██────██────██────██───███────────
    ─────███───███───██────██──███─────────
    ─────███───██────██────██─███──────────
    ─────██────█████─█████─██─█████────────
    ─────██────█████─█████─██─█████────────
    ───────────────────────────────────────
    ─────███───███──██████──███──██─────██─
    ────█████─█████─██████─█████─██─────██─
    ────██─██─██─██───██───██─██─██─────██─
    ────██─██─██─██───██───██─██─██─────██─
    ────██─██─█████───██───█████─██─────██─
    ────██─██─█████───██───█████─█████─────
    ────██─██─██─██───██───██─██─█████──██─
    ───────────────────────────────────────

     
  • At 11:45 AM, Anonymous Anonymous said…

    Muito boa edição e uso de recursos.
    :D
    A penumbra é fascinante!
    É a hora sem dono

     
  • At 6:19 AM, Anonymous Anonymous said…

    Eu queria uma versão bem gorda!
    :D
    E tb a que foi traduzida por Clarice Lispector!
    MAs é claro que os pocket books são bons!
    :D
    Mas pera ai, vc é Jamile Fernandes Paiva ou Renan Távora ??
    Oo
    :P

     
  • At 6:28 PM, Anonymous Anonymous said…

    This comment has been removed by a blog administrator.

     

Post a Comment

<< Home